Legend of the Crystals: Final Fantasy
★★★★☆☆☆☆☆☆
(Nota: 04/10)
Um OVA é um laboratório. Era onde os animadores e roteiristas tinham mais liberdade de experimentação, diferente de um anime serial onde geralmente se atem as fórmulas já consagradas.
O OVA de Final Fantasy V é basicamente um experimento estético. Apesar de uma remota ligação ao jogo, passando-se 200 anos depois do plot original, bem poderia ser algo completamente diferente.
Estamos em 95, a estética anime não estava ainda definida. Há muito de cartunesco nesse OVA, o que o distancia muito do jogo. Além disso a trilha sonora reutiliza muito pouco do game, e privilegia certas composições tradicionais chinesas e japonesas, que nada tem que ver com o paradigma medieval-europeu do jogo.
A história é mal desenvolvida e os estilo cartunesco dificulta uma identificação com os personagens. Mas mesmo se animação seguisse outro paradigma, um OVA de 4 episódios é bem limitado, é impossível estabelecer a mesma conexão com os personagens que um anime normal ou mesmo do jogo original (que exige cerca de 36 horas para ser completado).
Seria uma obra completamente desprezível não fosse sua estética. Tem aquela qualidade dos OVA's dos anos 90, além disso há uma clara inspiração no quadrinista francês Moebius, máquinas avançadas percorrendo um mundo degradado, vilões de uma aparência visceral. Posteriormente essa mesa estética seria utilizada em outro anime tanto melhor: Trigun.


.png)
.png)
.png)
.png)
0 comentários:
Postar um comentário