Kidou Tenshi Angelic Layer: o mais modesto projeto da CLAMP

Kidou Tenshi Angelic Layer
★★★★★★★☆☆☆
(Nota: 07/10)

Ainda que se possa questionar a filosofia moral por trás dos trabalhos da CLAMP, a qualidade artística dos mesmos é inquestionável.

Angelic Layer é uma das obras menos conhecidas e mais modestas do grupo. Não há, de forma explícita, os elementos incômodos que marcam, por exemplo, Sakura Card Captor.

A premissa é relativamente simples, já utilizada em diversos outros animes: um .mon de batalhas. Premissa até mais limitada, enquanto em outros animes .mon os monstros tem uma personalidade, em Angelic Layer não, são bonecas (ou anjos) que se movimentam conforme os sinais mentais de seus mestres ("deuses"; clara analogia aos anjos bíblicos e sua relação com Deus). E ainda assim tudo é executado de uma forma magistral.

O anime é expressivamente dramático, ao mesmo tempo não precisa recorrer vez alguma ao expediente da morte de determinado personagem: mais uma manifestação da competência da equipe de roteiristas, que consegue extrair o máximo da história, se limitando por uma premissa mais simples e menos ambiciosa.

Apenas a título de comparação, o romance Os Cangaceiros de José Lins do Rego recorre a uma série de episódios apelativos, morte, estu-... , perca de familiares, decepção com figuras religiosas; e não tem nem metade carga dramática e expressiva de Angelic Layer, que trata apenas de uma mãe que se afastou da filha por vergonha de não poder mais andar devido a doença.

Enfim, uma mostra de competência e qualidade narrativa. De arte superior.

About Edmundo_Noir

Sommelier de anime, profeta do IApocalipse, missionário do chá e webteólogo. Pedalando entre ruínas.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários